• CENSIE

Coronavírus: devo me preocupar?




O Coronavírus é de uma família de vírus já conhecidos pela ciência, que geralmente causa resfriados em seres humanos e animais, variando de casos leves e moderados.

Esse novo Coronavírus, chamado de 2019-nCoV, teve o primeiro caso relatado na China, em 31 de dezembro de 2019, quando foi diagnosticado uma pneumonia, com agente desconhecido. Mais tarde foi descoberto o 2019-nCoV.


Sabemos que o período de incubação é de 2 a 6 dias, com casos que chegaram a até 14 dias. Na China a cada dia são diagnosticados novos casos, com taxa de mortalidade de 2%.


A doença causada pelo Coronavírus ainda não tem tratamento. Os médicos oferecem cuidados de suporte aos pacientes, que chegam a registrar casos de pneumonia e insuficiência respiratória. Essas complicações são consideradas casos graves.Ainda não se sabe qual é o animal transmissor da doença, apenas que surgiu em um mercado de Wuhan, onde se trabalha com diferentes animais silvestres e frutos do mar. A preocupação principal é que sabe-se que o vírus sofreu uma mutação e tornou-se capaz de ser transmitido de pessoa para pessoa.


✴ COMO IDENTIFICAR A DOENÇA?Pacientes que apresentem quadro de febre, tosse ou falta de ar e que tenham viajado para a China, ou contato com algum paciente que tenha sido suspeito de infecção por Coronavírus, nos últimos 14 dias, devem procurar atendimento médico.


✴ COMO SE PREVENIR?A melhor forma é higienizar as mãos constantemente. Se alguém infectado espirrar em uma superfície e outra pessoa tocar no mesmo local e, em seguida, levar a mão ao nariz ou a boca, será infectado pelo vírus.A orientação é sempre usar álcool em gel específico para as mãos e lavar as mãos com água e sabão. Caso esteja com sintomas de resfriado, cubra a boca com lenço de papel ao tossir ou espirrar, jogue o lenço fora e lave as mãos.Evite lugares aglomerados e mantenha os ambientes arejados.

0 visualização

Rua Padre Anchieta,  2050 - Cj 1412
Bairro: Bigorrilho | Curitiba - PR    -    CEP 80.730-000

Horário de atendimento

Whatsapp: (41) 98823-9854 (número exclusivo para agendamento e confirmação de consultas)

Segunda-Sexta:

8:00 às 12:00 e 13:30 às 18:00

Sábados: Fechado

Domingos: Fechado

Telefone: (41) 3339-2060

  • Facebook CENSIE
  • Instagram - CENSIE

© 2019 by Clínca Censie. By Agência Comunicore.com.br