• CENSIE

Diabético: mantenha três cuidados essenciais durante o verão




O calor e o excesso de umidade podem ser prejudiciais aos portadores de diabetes, já que os fatores climáticos podem provocar alterações na ação da insulina, levando ao risco de hipoglicemia .

Em contrapartida, não se hidratar da maneira adequada pode provocar hiperglicemia. Nos dias quentes transpiramos mais e, se a água não for reposta de forma adequada, desidratamos. Nesses casos o açúcar é acumulado na corrente sanguínea e agrava o diabetes.

Fique atento a cuidados essenciais que devem ser adotados na estação mais quente do ano:

- ESCOLHA A EXPOSIÇÃO SOLAR EM HORÁRIOS ADEQUADOS - Prefira o sol de antes das 10 horas e após às 16 horas. A prática de atividades físicas também deve ser realizada dentro desses horários e, caso seja em ar livre, procure locais com sombra ou arborizados. Hidrate-se bem e verifique os níveis de glicemia no início e após a prática.

- REDOBRE A ATENÇÃO COM A ALIMENTAÇÃO - O equilíbrio glicêmico depende de uma alimentação adequada, leve e rica em nutrientes, vitaminas e minerais. Evite ao máximo alimentos ricos em açúcar, mesmo os considerados saudáveis como água de coco e algumas frutas com alto índice glicêmico.

- USE OS MEDICAMENTOS DE FORMA ADEQUADA - Lembre-se de armazenar os comprimidos e insulina de forma adequada, jamais em exposição direta ao sol. Faça o uso regular dos medicamentos conforme a indicação do seu médico.

Para saber mais CONSULTE A ENDOCRINOLOGISTA DO CENSIE Dra. Rafaela Perraro Sanderson - CRM 23626.

Para agendar o seu horário entre em contato pelo telefone a partir do dia 11 de janeiro (41) 3339-2060 ou WhatsApp: 98823-9854. Estamos na Rua Padre Anchieta, 2050 - Cj 1412 - Curitiba - PR

Posts recentes

Ver tudo