• CENSIE

Lar de idosos: quando é necessário e o que observar na hora da escolha




O Brasil tem mais de 28 milhões de pessoas consideradas idosas (com 60 anos ou mais) o que representa 13% da população, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2018.


Em alguns casos, os idosos precisam de cuidados especiais e a família opta por escolher um lar de repouso. Mas você já pensou sobre o que é essencial observar antes de escolher o local para a moradia do seu familiar?


Vamos falar de algumas coisas essenciais:


- QUAL O ATENDIMENTO NECESSÁRIO? As instituições de Longa Permanência são residências para idosos e indicadas para acolhimento de pessoas saudáveis e com autonomia, mas que podem precisar de eventuais auxílios para alimentação ou banho, por exemplo. Uma clínica geriátrica é indicada para aquele idoso que precisa de cuidados médicos constantes, medicação e assistência à saúde.


- REGULARIZAÇÃO - Verifique se o local tem autorização da Vigilância Sanitária para o funcionamento e firme um contrato sobre todos os serviços esperados.


- INSTALAÇÕES - Cheque se o local é seguro para evitar quedas, com corrimãos nos corredores e áreas externas. Tapetes não são indicados e as barras de segurança no banheiro são de extrema importância. Prefira instituições sem escadas e com telas de segurança na janelas. Observe mofos nas paredes e a limpeza geral do ambiente e roupas de cama.


- ALIMENTAÇÃO - É fundamental que os idosos tenham um atendimento alimentar adequado, com acompanhamento de um nutricionista. As normas exigem que as casas tenham, pelo menos, seis refeições diárias.


- VISITAS E CUIDADORES - O idoso pode e deve levar seus pertences ao lar. Os horários de visitação devem ser livres, desconfie em casos de restrição. Sempre que for a uma visita avalie o local e o atendimento prestados.


O número de cuidadores é avaliado de acordo com a característica da instituição e a dependência dos idosos, mas em locais onde são mais dependentes é necessário a presença de um cuidador a cada seis moradores.


Para saber agende uma consulta com a GERIATRA do CENSIE, Dr. KLEBER XAVIER - CRM 22761.


Entre em contato pelo telefone (41) 3339-2060 ou WhatsApp: 98823-9854


Estamos na Rua Padre Anchieta, 2050 - Cj 1412 - Curitiba - PR

Rua Padre Anchieta,  2050 - Cj 1412
Bairro: Bigorrilho | Curitiba - PR    -    CEP 80.730-000

Horário de atendimento

Whatsapp: (41) 98823-9854 (número exclusivo para agendamento e confirmação de consultas)

Segunda-Sexta:

8:00 às 12:00 e 13:30 às 18:00

Sábados: Fechado

Domingos: Fechado

Telefone: (41) 3339-2060

  • Facebook CENSIE
  • Instagram - CENSIE

© 2019 by Clínca Censie. By Agência Comunicore.com.br