Grande parte das pessoas afetadas pela crise econômica e financeira do COVID-19 tem sofrido com💢sintomas psicológicos como estresse e ansiedade.
Segundo a OMS o risco de contaminação e a obrigação de isolamento social podem agravar ou gerar problemas mentais.➡O Departamento de Saúde Mental da OMS preparou um guia de cuidados psicológicos para a população. Confira algumas dicas importantes:
1- Lembre-se sempre de ter empatia.💞O vírus não está ligado a nenhuma etnia ou nacionalidade e é importante demonstrar empatia a todos. Os infectados não devem ser culpados, mas receber nosso apoio, compaixão e gentileza.
2 - Esteja atento aos seus sentimentos e demandas internas. Busque atividades saudáveis e aproveite seu tempo para relaxar. Sono regular,🥦dieta balanceada e exercício constante ajudam.
3 - Ajude as crianças a se expressarem de forma positiva, seus medos e ansiedades. Cada pequeno tem sua forma particular de fazê-lo.🧩Jogos e desenhos podem ajudar.
4 - Mantenha uma rotina familiar e, sempre que possível, crie novidades principalmente com as crianças. Tente manter a sociabilidade com a família e amigos por mensagens e chamadas de vídeo.
5 - Reduza o contato com notícias que podem causar ansiedade e estresse.✴Informe-se apenas com fontes oficiais evitando bombardeio de informações.
Para ver conhecer todas as orientações da OMS, acesse:https://news.un.org/pt/story/2020/03/1707792
Para saber mais entre em contato pelo WhatsApp:📲98823-9854 e agende uma consulta com a psicóloga do CENSIE, Camila Lunardelli - CRP 08/10617.
Comments