• CENSIE

O que você observa nos rótulos dos alimentos na hora da compra?

Atualizado: 9 de Out de 2020




Fazer as compras no supermercado com atenção ao produto que está levando para casa é essencial para alcançar melhor saúde e qualidade de vida. Afinal, somos o que comemos, não é mesmo?


Mas você sabe o que deve observar nos rótulos dos alimentos?


Uma pesquisa do Datafolha (2018) revela que 48% dos brasileiros não têm o hábito de ler os rótulos dos alimentos e, entre os 52% que procuram essa informação, 35% afirmam entender 'mais ou menos', 14% entendem corretamente e 3% não entendem nada.


Ao observar a embalagem você vai encontrar, obrigatoriamente, a quantidade do valor energético, carboidrato, proteínas, gorduras totais, saturadas e trans, fibra alimentar e o sódio, além de algumas vitaminas e minerais.


Além do prazo de validade, tenha ATENÇÃO E CUIDADO ao escolher alimentos com os seguintes ingredientes: açúcar, sal, gorduras vegetal, hidrogenada ou de palma, glutamato monossódico, corantes e xarope de glicose.


Esses ingredientes em excesso podem fazer mal para a sua saúde a longo prazo, já que possuem ingredientes relacionados à doenças crônicas como hipertensão e diabete. E SAIBA que os ingredientes no rótulo estão descritos por ordem de quantidade no produto. Exemplo: se o açúcar é o primeiro que consta na lista ele tem maior quantidade no produto e assim por diante.


DIETAS ESPECÍFICAS Cada paciente tem indicação de uma dieta específica de acordo com as condições de saúde e objetivos, por isso, na maioria dos casos, a escolha dos alimentos deve ser feita após orientação da nutricionista para a dieta específica ao seu você.


A nutricionista do CENSIE, Natalie Marques, oferece o serviço de personal diet, que abrange um atendimento domiciliar e personalizado, com uma reunião inicial para conhecer as preferências do cliente, treino para manipulação do alimento, ensina como realizar compras no supermercado e orienta a leitura de rótulos, além de elaborar receitas de acordo com o desejo e necessidade do paciente.


Para saber mais, agende o seu horário. Nosso telefone é: (41) 3339-2060 ou WhatsApp: 98823-9854.

Estamos na Rua Padre Anchieta, 2050 - Cj 1412 - Curitiba - PR