• CENSIE

Quando alterações no sono do idoso exigem intervenção médica




O envelhecimento traz uma série de mudanças na rotina e uma das áreas afetadas é o sono, devido a mudanças no dia a dia, diretamente ligadas à inatividade física e ao uso de medicamentos.


O idoso tem o sono diferenciado, também, devido às modificações cerebrais causadas pela idade. As queixas de sonolência diurna, insônia e sono "picado" durante a noite são comuns em consultório.


As alterações podem ocorrer devido a sonecas ao longo do dia e a falta de exercícios, mas também podem estar relacionadas a doenças como obesidade, Mal de Parkinson e problemas respiratórios


É possível uma interferência médica sem o uso de remédios em um momento inicial para tentar corrigir a insônia de forma saudável, com a organização do sono. Importante ressaltar que não existe uma "tabela de horas" de descanso a ser cumprida, sendo possível adaptar os momentos de sono de acordo com as necessidades particulares.


Quando o idoso tem dificuldade para dormir mesmo ao estar cansado à noite ou passa noites em claro com frequência é importante conversar com o médico responsável para uma análise do caso .


Para saber mais sobre o assunto consulte o geriatra do CENSIE, Dr. André Pitaki.

CRM-PR 35.501 | RQE 23.436 | RQE 27.087


Agende o seu horário pelo telefone (41) 3339-2060 ou WhatsApp: 98823-9854.

Estamos na Rua Padre Anchieta, 2050 - Cj 1412 - Curitiba - PR.

0 visualização0 comentário