
A dislexia atinge, em média, 10% da população brasileira. Caracteriza-se por dificuldade na leitura, compreensão e interpretação de textos e soletração de palavras.
Os pais devem ter atenção a partir do momento em que a criança começa a ter idade para articular melhor palavras e frases, por volta dos três anos.
Um vocabulário escasso, com muitas letras e sons trocados, além de curta memória e dificuldade na organização das palavras podem ser sinais de que há necessidade da ajuda de um profissional de psicopedagogia.
O distúrbio não tem cura, mas pode ser tratado e se anular com o decorrer dos anos, ou seja: enquanto mais cedo for diagnosticado, mais chances de o tratamento ter sucesso.
Os sintomas da dislexia, para os pais ficarem atentos são:
- Dificuldades em interpretar e compreender textos, por mais simples que sejam; - A leitura é praticamente em sílabas, pois tem dificuldade com os sons e combinações de letras; - Dificuldade na soletração de palavras;
Atente-se principalmente na fase de alfabetização da criança É quando o distúrbio já é percebido e diagnosticado por professores e demais profissionais ligados à educação do seu filho.
Para saber mais sobre como auxiliar uma criança com dislexia, consulte a PSICOPEDAGOGA DO CENSIE, Rejane Chibior - ABPpPR 425
Para agendar o seu horário entre em contato pelo telefone (41) 3339-2060 ou WhatsApp: 98823-9854.
Estamos na Rua Padre Anchieta, 2050 - Cj 1412 - Curitiba - PR
Comments