• CENSIE

5 alterações que afetam a qualidade de vida dos idosos




Existem algumas síndromes geriátricas que afetam diretamente a qualidade de vida dos idosos.


Hoje vamos falar sobre as cinco principais alterações que ocorrem na terceira idade e que exigem atenção dos familiares. Caso um idoso que esteja sob a sua responsabilidade apresente alguma dessas alterações consulte um geriatra:


- INCONTINÊNCIA: A perda involuntária de urina ou fezes acontece principalmente nas mulheres e é causada por doenças neurológicas, diabetes e fraqueza na musculatura, entre outros sintomas. É uma das principais causas de encaminhamento dos idosos para instituições de acolhimento.


- INCAPACIDADE COGNITIVA: Tem diferentes graus de comprometimento e pode ser reversível ou não, atingindo a fala, comportamento social, memória, percepção e atenção.


- IMOBILIDADE: Envolve toda limitação de movimento com perda funcional progressiva. Pode ser causada por dor crônica, perda cognitiva, lesões e complicações infecciosas.


- QUEDAS: Causada pela instabilidade postural impacta consideravelmente na independência do idoso, principalmente pelo medo de cair. Pode refletir uma doença aguda ou crônica e ter consequências graves, como lesões e fraturas.


- INTERVENÇÕES INADEQUADAS: Tratam-se de intervenções de profissionais de saúde que pioram a saúde do idoso, ocorrem principalmente quando se desconhece as particularidades do processo de envelhecimento, com a prescrição inadequada de medicamentos.


Para saber mais sobre o assunto consulte o geriatra do CENSIE, Dr. André Pitaki.

CRM-PR 35.501 | RQE 23.436 | RQE 27.087


Para agendar a sua consulta entre em contato pelo telefone (41) 3339-2060 ou WhatsApp: 98823-9854.

Estamos na Rua Padre Anchieta, 2050 - Cj 1412 - Curitiba - PR.

1 visualização0 comentário