top of page
  • CENSIE

O que muda no organismo após a retirada da vesícula?




A cirurgia para a retirada da vesícula biliar, chamada colecistectomia, é um tratamento indicado para pacientes com diagnósticos de cálculos (pedras) na vesícula.


Na maioria dos casos a retirada do órgão não traz nenhum sintoma ou sequela para o paciente, já que tem ele a função de armazenar a bile produzida pelo fígado.


Quando é necessário realizar a retirada da vesícula, o fígado continua produzindo a bile normalmente e ela é drenada para o intestino para auxiliar no processo de digestão, a única diferença é que ela não fica mais armazenada na vesícula.


Nas primeiras semanas de pós-operatório o paciente pode passar por um período de adaptação, principalmente para a ingestão de alimentos mais gordurosos.


A colecistectomia é uma das cirurgias mais realizadas no Brasil, com aproximadamente 200 mil procedimentos ao ano, de acordo com o Ministério da Saúde


Para saber mais sobre a cirurgia agende a sua consulta com o cirurgião bariátrico e do aparelho digestivo do CENSIE, DR. LUÍS GUSTAVO CORTIANO - CRM-PR 23.954.

Entre em contato pelo telefone (41) 3339-2060 ou WhatsApp: 98823-9854.

8 comentários


mazettoedna
17 de abr.

Infelizmente todas as reclamações acima, são as minhas. Já procurei ajuda médica e não obtive nenhum resultado para melhorar a digestão e o inchaço estomacal e intestinal continua o mesmo. Triste

Curtir

Simone Pereira
Simone Pereira
13 de mar.

Faz 10 anos que tirei a vesícula, e tudo que eu como meu estômago parece que não me faz bem , meu estômago é barriga fica inchado e me dá mal esta. Gostaria de saber se isso é normal? , gostaria de

Curtir
Letícia Tupyniquim
Letícia Tupyniquim
16 de abr.
Respondendo a

A mesma coisa está acontecendo comigo. a diarreia me acompanha hoje diareiamente.. 🤔

Curtir

Regina Lacerda
Regina Lacerda
20 de fev.

Retirei a visícula pouco mais de 1 ano e tenho dores na região .fiz ultrassom e estou com gordura no fígado nível 3 vou fazer tomografia pra ver se tenhas mais algum problema pois o incomodo tá demais .

Curtir

Aparecida Mesquita
Aparecida Mesquita
05 de jan.

Olá boa tarde! É normal depois de algum tempo da retirada da vesícula ficar com o intestino preso, sempre com mal estar na barriga, a barriga fazendo barulho tipo gases!?

Curtir
Celi gonçalo
Celi gonçalo
13 de fev.
Respondendo a

Fazem 2 anos que retirei a vesícula e depois de remove-la desenvolvi intolerância a lactose, além de ainda sentir náusea, dor na barriga, apesar de não ser como quando tinha a vesícula mas ainda sofro com mal estar. É frustrante.

Curtir

rosepbi
23 de set. de 2023

Bom dia, é normal após dezessete anos da retirada da visícula ainda sentir dor na região e parecer que está inchada

Curtir
AILSON C. R.
AILSON C. R.
20 de out. de 2023
Respondendo a

Deve-se procurar ajuda médica bariátrica ou endocrinologista, pois o pós operatório pode deixar restos e ou outras anomalias não detectadas na ultrassonografia, mas esperar 17 anos é mais grave ainda.

Curtir
bottom of page