top of page
  • CENSIE

O que muda no organismo após a retirada da vesícula?




A cirurgia para a retirada da vesícula biliar, chamada colecistectomia, é um tratamento indicado para pacientes com diagnósticos de cálculos (pedras) na vesícula.


Na maioria dos casos a retirada do órgão não traz nenhum sintoma ou sequela para o paciente, já que tem ele a função de armazenar a bile produzida pelo fígado.


Quando é necessário realizar a retirada da vesícula, o fígado continua produzindo a bile normalmente e ela é drenada para o intestino para auxiliar no processo de digestão, a única diferença é que ela não fica mais armazenada na vesícula.


Nas primeiras semanas de pós-operatório o paciente pode passar por um período de adaptação, principalmente para a ingestão de alimentos mais gordurosos.


A colecistectomia é uma das cirurgias mais realizadas no Brasil, com aproximadamente 200 mil procedimentos ao ano, de acordo com o Ministério da Saúde


Para saber mais sobre a cirurgia agende a sua consulta com o cirurgião bariátrico e do aparelho digestivo do CENSIE, DR. LUÍS GUSTAVO CORTIANO - CRM-PR 23.954.

Entre em contato pelo telefone (41) 3339-2060 ou WhatsApp: 98823-9854.

bottom of page