top of page
  • CENSIE

Posso desenvolver alergia da minha tatuagem?




Podemos desenvolver reação alérgica das tatuagens definitivas a qualquer momento, seja uma semana ou 10 anos após o procedimento.

Entre as alterações mais comuns estão a dermatite alérgica de contato e a dermatite fotoalérgica, nesses casos o paciente pode perceber erupção cutânea inflamada ou descamacativa , coceira e inchaço.

Os pigmentos de tatuagem vermelhos são os que mais causam reações alérgicas, principalmente os que têm sulfeto de mercúrio como base. Lembrando que a hipersensibilidade aos pigmentos de outras cores, apesar de mais raros, também podem ocorrer.

Os pacientes que sofrem de dermatite de contato e já tem a pele sensibilizada correm maior risco de desenvolver alergia ao pigmento da tatuagem. É importante sempre lembrar que a tinta é um elemento estranho para a nossa pele e pode ser o gatilho para reações de defesa do nosso organismo.

Mas calma: nem sempre é necessário remover a tatuagem. O tratamento pode ser feito com o uso de medicamentos específicos, orais e em creme. Casos mais graves podem exigir a remoção da tatuagem com laser.

Para evitar reações alérgicas logo após o procedimento, lembre-se sempre de manter a higiene adequada do local, utilizar um creme cicatrizante conforme a indicação da sua dermatologista e evitar a exposição solar .

Em caso de qualquer alteração procure um especialista o mais rápido possível. Para saber mais CONSULTE A DERMATOLOGISTA DO CENSIE, Dra. Cintia Nigro - CRM 17109

Entre em contato com a nossa equipe e agende a sua consulta. Nossos telefones são: (41) 3339-2060 ou WhatsApp: 98823-9854

Estamos na Rua Padre Anchieta, 2050 - Cj 1412 - Curitiba - PR

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page