top of page
  • CENSIE

Quando o desmaio é um sinal para procurar o neurologista?




A Síncope - termo médico para o popular desmaio - é utilizada para descrever a perda de consciência, dos sentidos e da força muscular. Sempre que o paciente apresentar esse sintoma é essencial buscar um neurologista para investigar as possíveis causas.


Na maior parte das vezes tratam-se de reações benignas e eventos passageiros, mas podem ser sinal de que algo mais grave esteja acontecendo com o corpo.


Os desmaios podem ser causados tanto por motivos neurológicos, como ter causas cardíacas, vasculares e metabólicas


Conheça as causas neurológicas mais comuns para o desmaio:


- A epilepsia, que pode se manifestar exclusivamente pelo desmaio, sem outros sintomas; nesses casos o paciente não sente nenhum sintoma antes de desmaiar.


- Síncope vasovagal, é quando a diminuição da resistência vascular faz a pressão arterial cair, assim o sangue não chega ao cérebro de forma adequada e provoca o desmaio. Geralmente os pacientes apresentam sintomas como escurecimento das vistas e tontura antes de desmaiar e retornam rapidamente à consciência após desmaiar.


Lesões tumorais e doenças cerebrovasculares, como o Acidente Vascular Cerebral (AVC), também podem levar a quadros de síncope.


Para saber mais agende a sua consulta com a NEUROLOGISTA DO CENSIE, Dra. Nancy Watanabe - CRM 38159


Nosso telefone é: (41) 3339-2060 ou WhatsApp: 98823-9854.

Estamos na Rua Padre Anchieta, 2050 - Cj 1412 - Curitiba - PR.

9.409 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page