top of page
  • CENSIE

Queda em idosos: como prevenir




A queda em pessoas idosas pode causar mais prejuízos devido a maior fragilidade do corpo, que acontece com o envelhecimento.💢O acidente deve ser prevenido para evitar consequências mais graves para a saúde do paciente.


De acordo com o Instituto de Traumatologia e Ortopedia, estima-se que uma a cada vinte pessoas com mais de 65 anos que sofra uma queda, apresente uma fratura ou necessite de internação. Entre os indivíduos com 80 anos ou mais, 40% sofrem quedas a cada ano.


Os principais fatores de risco associados à quedas em idosos estão:➡história prévia de quedas, sexo feminino, imobilidade, fraqueza muscular de membros inferiores, equilíbrio diminuído, marcha lenta com passos curtos, sedativos e ansiolíticos.


O risco de queda de cada indivíduo está relacionado ao estado funcionais e aos hábitos de vida.⛹‍♂Para prevenir esse tipo de acidente é necessário avaliar as condições do idoso e adaptar o ambiente e uma rotina da forma mais segura possível. Por exemplo, idosos que caminham arrastando os pés podem tropeçar em dobras de tapetes.


Quando possível, é importante auxiliar o idoso a melhorar as habilidades motoras e a autoconfiança.


Para saber mais entre em contato pelo📲WhatsApp: (41) 98823-9854 e agende uma consulta com a GERIATRA do CENSIE, Dr. KLEBER XAVIER - CRM 22761.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page