• CENSIE

Queda em idosos: como prevenir




A queda em pessoas idosas pode causar mais preju√≠zos devido a maior fragilidade do corpo, que acontece com o envelhecimento.ūüíĘO acidente deve ser prevenido para evitar consequ√™ncias mais graves para a sa√ļde do paciente.


De acordo com o Instituto de Traumatologia e Ortopedia, estima-se que uma a cada vinte pessoas com mais de 65 anos que sofra uma queda, apresente uma fratura ou necessite de internação. Entre os indivíduos com 80 anos ou mais, 40% sofrem quedas a cada ano.


Os principais fatores de risco associados √† quedas em idosos est√£o:‚ě°hist√≥ria pr√©via de quedas, sexo feminino, imobilidade, fraqueza muscular de membros inferiores, equil√≠brio diminu√≠do, marcha lenta com passos curtos, sedativos e ansiol√≠ticos.


O risco de queda de cada indiv√≠duo est√° relacionado ao estado funcionais e aos h√°bitos de vida.‚õĻ‚Äć‚ôāPara prevenir esse tipo de acidente √© necess√°rio avaliar as condi√ß√Ķes do idoso e adaptar o ambiente e uma rotina da forma mais segura poss√≠vel. Por exemplo, idosos que caminham arrastando os p√©s podem trope√ßar em dobras de tapetes.


Quando possível, é importante auxiliar o idoso a melhorar as habilidades motoras e a autoconfiança.


Para saber mais entre em contato peloūüď≤WhatsApp: (41) 98823-9854 e agende uma consulta com a GERIATRA do CENSIE, Dr. KLEBER XAVIER - CRM 22761.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo