• CENSIE

Saiba como identificar os gatilhos para crises de asma




A asma é uma doença causada por uma inflamação das vias aéreas ou brônquios - os tubos que levam o ar até o pulmão. Tem entre os sintomas comuns: falta de ar ou dificuldade para respirar, tosse, chiado no peito ou sensação de aperto.


Estima-se que 20 milhões de brasileiros convivam com a doença, que não tem cura, mas existe tratamento e é essencial manter as consultas com o pneumologista para acompanhamento.


Não existe uma causa exata para a asma, mas alguns gatilhos podem levar a crises da doença, são eles:


- FUNGOS E ÁCAROS: microorganismos presentes em locais empoeirados, pêlos de animais e mofos. São comuns em colchões, cortinas, bichos de pelúcia, sistema de ar condicionado e parede de banheiros. Eles aumentam a inflamação dos brônquios e podem levar a crises de asma.


- FUMAÇA DE CIGARRO E POLUIÇÃO: Esses fatores podem piorar os sintomas da asma e também a inflamação dos brônquios, mesmo que o paciente não seja fumante. Ficar em um ambiente com fumaça de cigarro é altamente prejudicial.


- POLENS: são mais comuns na primavera e estão presentes nas árvores, flores e grama.


- INFECÇÕES VIRAIS: alguns vírus são capazes de causar ou piorar sintomas da asma, entre eles a gripe e o resfriado.


- ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO: Alérgenos presentes na pele, saliva ou pelo dos animais podem piorar a asma, dependendo da frequência da exposição.


Em caso de dúvidas, consulte a pneumologista do CENSIE, Dra. Rafaela Tümmler - CRM/PR 33304 | RQE 28294


Para agendar o seu horário entre em contato pelo telefone (41) 3339-2060 ou WhatsApp: 98823-9854.

Estamos na Rua Padre Anchieta, 2050 - Cj 1412 - Curitiba - PR

Posts recentes

Ver tudo