top of page
  • CENSIE

05 dicas para reduzir a exposição das crianças a fatores desreguladores de hormônio





Os disruptores endócrinos ou desreguladores hormonais estão em todo lugar e são capazes de fazer uma bagunça em nosso organismo. Tratam-se de substâncias químicas, naturais ou desenvolvidas pelo homem, capazes de interferir em nosso sistema endócrino.


Confira algumas dicas importantes para reduzir a exposição do seu filho à esses fatores :


- ALIMENTAÇÃO: prefira consumir alimentos orgânicos e higienize os alimentos muito bem. Escolha cozinhar em casa e evite fast-food ou alimentos processados. Não ingira bebidas quentes em recipientes de plástico, inclusive cuidado com a mamadeira.


- HIGIENE: Lave sempre as mãos de forma adequada, evite entrar em casa com os sapatos que chegou da rua e cuidado com pesticidas e dedetizações desnecessárias. Procure itens cosméticos sem parabenos e os esmaltes ideais são os sem ftalatos .


- EVITE PLÁSTICOS: principalmente ao aquecer alimentos no microondas Prefira sempre potes de vidro, inox ou porcelana para o armazenamento da sua comida. Cuidado com as garrafas PET de plástico que são expostas a altas temperaturas, como aquela garrafinha de água que fica dentro do carro.


- BRINQUEDOS: Escolha aqueles com selo do INMETRO e não dê aos bebês mordedores ou brinquedos de plástico macio.


- EXPOSIÇÃO A LUZ: Acostume o seu filho com pouca exposição à luz durante a noite e cuidado com o excesso no uso de telas.

As doenças endócrinas infantis, como a puberdade precoce, estão cada vez mais frequentes e podem ser causadas por essas substâncias.


Para saber mais, agende o seu horário com ENDOCRINOLOGISTA PEDIÁTRICA do CENSIE, Dra. Milene Geiger Frey - CRM 15727.


Entre em contato pelo telefone (41) 3339-2060 ou WhatsApp: 98823-9854.

Estamos na Rua Padre Anchieta, 2050 - Cj 1412 - Curitiba - PR.

bottom of page