top of page
  • CENSIE

Como saber o peso ideal para crianças ?




Uma das formas de se avaliar o desenvolvimento de crianças e adolescentes é através da análise do peso de acordo com a idade e altura. Como nesta população existe uma constante variação da estatura, utilizamos tabelas de referência, que são produzidas após uma série de estudos populacionais.


Estas tabelas podem indicar possíveis problemas de saúde como a obesidade e a desnutrição. A consulta médica com uma entrevista e análise clínica do pequeno é essencial para avaliar todos os critérios individuais de cada paciente.


O IMC (Índice de Massa Corporal) de crianças e adolescentes obedece a uma série de critérios específicos, devido à fase de crescimento. O cálculo pode ser feito neste site: aps.bvs.br/apps/calculadoras/?page=7


A obesidade e a desnutrição trazem uma série de doenças relacionadas, como hipertensão, diabetes, deslipidemia entre outras. Além disso, crianças obesas muitas vezes também podem apresentar deficiência de uma série de nutrientes, uma vez que consomem muitos alimentos de baixo valor nutricional.


É essencial manter uma alimentação balanceada e a prática de atividades físicas que, para as crianças, incluem brincadeiras como pega pega e amarelinha, andar de bicicleta e jogar bola, por exemplo. Controle o tempo em que seus filhos usam telas, como TV e celular, não permitindo mais de 2 horas por dia . Incentive também o sono adequado, idealmente as crianças devem dormir por volta das 9 horas da noite .


Para saber mais, agende o seu horário com ENDOCRINOLOGISTA PEDIÁTRICA do CENSIE, Dra. Milene Geiger Frey - CRM 15727.

Entre em contato pelo telefone (41) 3339-2060 ou WhatsApp: 98823-9854.

Estamos na Rua Padre Anchieta, 2050 - Cj 1412 - Curitiba - PR.

bottom of page