O crescimento das crianças e dos adolescentes deve ser observado desde o momento do nascimento até quando o pequeno alcançar a estatura final. Esse crescimento é relacionado à evolução do peso, altura e do perímetro cefálico e é um dos principais indicadores de boa saúde na criança.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, a genética é responsável por 80% da estatura final de uma criança e, os outros 20%, são influenciados por outros fatores: alimentação, prática de atividades físicas , questões psicológicas, socioculturais e uma série de doenças.
Para acompanhar esse crescimento são utilizados gráficos de crescimento populacionais, ajustados de acordo com sexo e idade da criança
Fique atento aos sinais de alerta que seu filho pode apresentar:
Percentuais de crescimento abaixo do padrão populacional; Crescimento inferior ao esperado de acordo com o padrão genético da família; Desaceleração do crescimento em relação à velocidade esperada, de acordo com a idade, sexo e grau de desenvolvimento da puberdade; Previsão da estatura final abaixo da familiar.
Para saber mais, agende o seu horário com ENDOCRINOLOGISTA PEDIÁTRICA do CENSIE, Dra. Milene Geiger Frey - CRM 15727.
Entre em contato pelo telefone (41) 3339-2060 ou WhatsApp: 98823-9854.
Estamos na Rua Padre Anchieta, 2050 - Cj 1412 - Curitiba - PR.
Opmerkingen