top of page
  • CENSIE

Diabetes e COVID-19: Uma via de mão dupla?




O diabetes é um fator de risco importante para casos graves em infecções por COVID-19 e, novos estudos também apontam que o Coronavírus pode levar ao diabetes, em pacientes que, até então, não apresentavam a doença.


Algumas possibilidades do desenvolvimento do diabetes nesses casos incluem; - O SARS-CoV-2 pode afetar diretamente as células beta do pâncreas (que produzem a insulina); - A própria infecção viral provoca uma resposta hiperinflamatória, que ataca as células beta por uma reação mal direcionada ao pâncreas

Além disso, pacientes com COVID também apresentam um alto grau de resistência à ação da insulina, particularmente aqueles com quadros mais graves.


A prevalência do diabetes associada ao COVID-19 não é o resultado de um único evento, mas de uma combinação de suscetibilidade à doença associada a doenças crônicas e mecanismos específicos de COVID-19 que afetam o metabolismo.


Mais estudos são necessários para esclarecer e fortalecer se COVID-19 acelera o aparecimento do diabetes permanente, mas já temos dados suficientes para estarmos atentos a essa possível associação.


Para saber mais CONSULTE A ENDOCRINOLOGISTA DO CENSIE Dra. Rafaela Perraro Sanderson - CRM 23626.


Para agendar o seu horário entre em contato pelo telefone a partir do dia 11 de janeiro (41) 3339-2060 ou WhatsApp: 98823-9854.

Estamos na Rua Padre Anchieta, 2050 - Cj 1412 - Curitiba - PR

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page