top of page
  • CENSIE

Dicas para orientar o seu filho sobre o "quebra crânio"





O novo desafio entre crianças e adolescentes, chamado “quebra crânio” é altamente perigoso e preocupa os pais nesse início de ano letivo. ➡ Neste caso, são três crianças envolvidas: a que está no meio sofre uma rasteira que a leva a uma queda, cai no chão e bate a cabeça com riscos de sequelas graves, como lesões irreversíveis à coluna e ao crânio, além do risco de morte.

Muitas crianças participam para que sejam aceitas em um grupo de amigos ou para chamar atenção. Crianças e adolescentes têm essa necessidade para que sintam-se aceitos e seguros. 💢 Converse com o seu filho.


Confira algumas dicas da psicopedagoga do CENSIE, Rejane Chibior:.


1⃣ - Primeiro é necessário parar para pensar “eu vou fazer com o outro o que eu não queria que fizessem comigo?”. Avaliar se a brincadeira é saudável ou prejudicial. Se eu considerar que seria legal passar por uma situação eu posso fazer com o meu amigo: eu gostaria de um abraço, de um elogio construtivo na frente do meu grupo e posso fazer isso com o meu colega. Mas será que eu gostaria de uma brincadeira boba e perigosa? Não, não gostaria. Ficaria sem graça, teria algum prejuízo emocional e físico, então, não faço com o meu amigo..


2⃣ - “Será que eu preciso fazer isso com meu amigo para ser inserido em um grupo, será que esse é um bom clube?” Lembre-se que não é expondo seu colega ao ridículo ou ao perigo que será aceito em um bom grupo. Aqueles que incentivam essas atitudes não serão seus amigos reais, são pessoas que querem chamar atenção e estão passando por um processo no qual precisam de cuidado.A Sociedade Brasileira de Neurologia divulgou uma nota alertando sobre os riscos do desafio “parece ser uma brincadeira inofensiva, é gravíssimo e pode terminar em óbito. ‼ Os responsáveis pela “brincadeira” de mau gosto podem responder penalmente por lesão corporal grave e até mesmo homicídio culposo”, diz um trecho.


Algumas escolas estão gravando vídeos de conscientização, com a colaboração dos próprios alunos. Confira!➡ https://www.facebook.com/watch/?v=2378159435738012


Para saber mais procure a PSICOPEDAGOGA DO CENSIE, Rejane Chibior- ABPpPR 425.Para agendar o seu horário entre em contato pelo telefone 📲(41) 3339-2060 ou WhatsApp: 98823-9854.Estamos na Rua Padre Anchieta, 2050 - Cj 1412 - Curitiba - PR

2 visualizações0 comentário
bottom of page