top of page
  • CENSIE

A COVID-19 pode apresentar manifestações neurológicas?




Um estudo publicado na revista JAMA Neurology aponta que 36,4% dos pacientes com Covid-19 podem apresentar manifestações neurológicas. 💢 Este estudo chinês e outro estudo francês publicado na revista NEJM mostram que essas alterações sao mais frequentes em quadros graves de Covid-19 (45,5% a 69%).

Entre as possíveis alterações estão o Acidente Vascular Cerebral (AVC), tontura, dor de cabeça, confusão mental, convulsão, fraqueza, prejuízos à coordenação motora, paladar, olfato e visão.

A ocorrência de AVC foi observada em 5% dos pacientes nesses estudos. ✴ A condição vem ganhando atenção pelo acometimento de pessoas jovens e com sintomas leves ou sem sintomas de Covid-19, evidenciado em uma série de casos do hospital Mount Sinai de Nova York. Dos 5 pacientes com idade inferior a 50 anos que apresentaram AVC isquêmico, 2 deles não possuíam comorbidades. São necessários mais estudos para definir a associação entre AVC e Covid-19, mas a baixa oxigenação e disfunção da coagulação observadas nesta condição podem ter relação com o aumento do risco de eventos vasculares. Teme-se que o isolamento social e a relutância para procurar o hospital em meio a pandemia possa contribuir para pior desfecho clínico nesses casos. Conheça alguns sintomas de manifestações neurológicas: 1⃣ - Dor de cabeça e/ou tontura 2⃣ - Crises convulsivas; 3⃣ - Sonolência, confusão mental e/ou agitação ; 4⃣ - Anormalidades no paladar e no olfato; 5⃣ - Dor muscular e fraqueza grave. Para saber mais agende a sua teleconsulta com a NEUROLOGISTA do CENSIE, Dra. Nancy Watanabe - CRM 38159. Agendamentos e mais informações pelo telefone: 📲 (41) 3339-2060 ou 98823-9854

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page