top of page
  • CENSIE

Cosméticos e sol: podem manchar a pele?




Durante o verão é preciso ficar ainda mais atenta aos cosméticos aplicados em nossa pele e quais as indicações de uso. Em alguns casos, os produtos combinados com o sol podem provocar manchas irreversíveis na pele.


Veja algumas recomendações:

MAQUIAGENS : Mulheres que gostam de usar maquiagem antes de se expor ao sol devem redobrar os cuidados, já que o produto pode conter substâncias causadoras de manchas. Pode tambem ocasionar obstrução dos poros devido ao uso de maquiagens e cosméticos inadequados, provocando problemas como cravos e espinhas.


A aplicação de protetor solar adequado para o seu tipo de pele é indispensável, mesmo com o uso de maquiagens que ja tenham fotoproteção, que geralmente são de FPS 15 ou 20, ou seja, insuficientes para proteger o rosto de forma adequada. O FPS deve ser no minimo 30 e ser aplicado antes da maquiagem.


PERFUMES : Usar perfume antes de se expor ao sol pode causar uma reação cutânea conhecida como fotodermatose, que è uma mancha causada pela interacao do perfume com o sol, causando hiper ou hipopigmentação. Os produtos químicos presentes no cosmético deixam a pele mais desprotegida e suscetível a irritações.


ÁCIDOS: Os ácidos são indicados para uma série de tratamentos de pele e devem ser utilizados de forma adequada. Expor a pele em tratamento com ácido ao sol pode ser perigoso, já que ele causa o afinamento da pele tornando-a mais sensível aos raios solares, podendo ocasionar manchas, irritações e até queimaduras.


Lembre-se de sempre consultar a sua dermatologista antes de utilizar novos produtos para a sua pele.


CONSULTE A DERMATOLOGISTA DO CENSIE, Dra. Cintia Nigro - CRM 17109.


Para agendar a sua consulta entre em contato pelo telefone (41) 3339-2060 ou WhatsApp: 98823-9854, a partir do dia 11 de janeiro.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page