top of page
  • CENSIE

O que as suas unhas dizem sobre a sua saúde?




As nossas unhas são um espelho do nosso estado de saúde e podem indicar uma série de alterações que atingem o nosso organismo


Conheça alguns sinais que são visíveis através delas:

- ALTERAÇÕES NA COR: Unhas amareladas representam uma possível infecção fúngica ou problemas pulmonares causados pelo tabagismo. Quando elas estão extremamente pálidas pode ser um sinal de deficiência nutricional. A coloração azul ou púrpura mostra que o organismo não está recebendo oxigênio suficiente e unhas vermelhas representam problemas cardíacos.


- TEXTURA: Unhas muito quebradiças geralmente estão ligadas ao hipotireoidismo ou deficiência de vitaminas. As unhas rachadas podem representar dermatite, eczema ou alterações no tecido conjuntivo, como artrite inflamatória. Unhas rugosas podem apontar envelhecimento, falta de vitaminas ou doenças como pneumonia.


- CRESCIMENTO - Unhas que se curvam para baixo, muito largas ou que se desprendam das suas bases podem representar hipertireoidismo, baixa oxigenação no sangue ou problemas renais.


Algumas alterações mais comuns, como manchas brancas ao longo da unha, apontam a deficiência de proteína e vermelhidão e inchaço ao redor delas podem ser sinal de uma infecção chamada paroníquia.


Caso a sua unha apresente qualquer tipo de mudança procure a dermatologista do CENSIE, Dra. Cíntia Nigro, para que sejam realizadas todas as avaliações necessárias. - CRM 17109


Nossos telefones são: (41) 3339-2060 ou WhatsApp: 98823-9854

Estamos na Rua Padre Anchieta, 2050 - Cj 1412 - Curitiba - PR

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page