top of page
  • CENSIE

Dor de cabeça: quando buscar auxílio médico?

Atualizado: 9 de out. de 2020




A dor de cabeça pode ser um sinal de alerta emitido pelo seu corpo. 💢 Quem tem dor de cabeça rotineiramente, acompanhada ou não de outros sintomas, deve procurar auxílio de um neurologista.


➡ Existem diferentes tipos de dor de cabeça, alguns têm como causa a enxaqueca ou cefaleia tensional, mas outros podem ser sintomas de alterações do nosso organismo.


Caso a sua dor de cabeça seja frequente (ocorra mais de uma vez por semana) e mude de característica em relação ao que está acostumado, tornando-se mais intensa ou acompanhada de sintomas como enjoos, vômitos, vertigem, alteração na visão, alterações motoras e sensitivas e até crises convulsivas é essencial a avaliação com o especialista para o diagnóstico e conduta adequados.


A dor de cabeça é considerada comum devido a quantidade de pessoas afetadas por ela, ✴ mas sentir dor não é normal.


▪ INCIDÊNCIA NO BRASIL

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cefaleia, 95% da população apresentará uma dor de cabeça ao longo de sua vida. Cerca de 70% das mulheres e 50% dos homens apresentam pelo menos um episódio de cefaleia ao mês. A enxaqueca ocorre em até 20% das mulheres.


▪ EPIDEMIOLOGIA MUNDIAL

Globalmente, estima-se que a prevalência de dor de cabeça recente (pelo menos uma vez no último ano) entre adultos é de cerca de 50%. Metade a três quartos dos adultos de 18 a 65 anos no mundo tiveram cefaleia no último ano e, entre esses indivíduos, pelo menos 30% relataram enxaqueca.


💢 Enxaqueca é a terceira doença mais comum do mundo, com prevalência estimada em 14,7% ao ano em ambos os gêneros. Embora não seja uma doença fatal, a enxaqueca está classificada como a sexta maior causa de incapacidade medida por anos vividos com incapacidade em todo o mundo.


Por isso mesmo que a sua dor de cabeça não seja acompanhada de sinais de alerta como os especificados acima, é importante procurar atendimento médico especializado ❗ para receber orientações de tratamento e melhorar sua qualidade de vida.


📲 Agende a sua consulta com NEUROLOGISTA DO CENSIE, Dra. Nancy Watanabe - CRM 38159


Nosso telefone é: (41) 3339-2060 ou WhatsApp: 98823-9854.

Estamos na Rua Padre Anchieta, 2050 - Cj 1412 - Curitiba - PR.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page