O uso de máscaras faciais é indispensável para a proteção contra a infecção pelo novo Coronavírus e deve ser utilizada conforme as orientações das autoridades de saúde, mas devemos ficar atentos aos cuidados necessários para evitar problemas de pele, como: acne, secura e dermatites.
A acne se tornou muito frequente na região de uso da máscara que está até sendo chamada por um termo próprio, "Maskne". O quadro inflamatório e o aumento da secreção sebácea acontece devido ao abafamento causado pelo tecido. Em outros casos, o uso de máscaras pode causar dermatites ou até rosácea, com sintomas como vermelhidão, irritação e oleosidade.
SAIBA COMO EVITAR:
- Faça a higienização adequada da sua pele antes de colocar o acessório, com o sabonete indicado por sua dermatologista. Certifique-se que a pele esteja seca antes de seguir para os próximos passos.
- Use seu hidratante para auxiliar na redução do atrito da pele com o tecido.
- Aplique o filtro solar
- Máscara e maquiagem não combinam, já que parte da face vai ficar com uma maior obstrução dos poros, aumentando as chances de irritações.
- Ao higienizar a sua máscara certifique-se que o enxague foi feito de maneira adequada, sem deixar resíduos de produtos no tecido.
- Evite colocar e tirar a máscara com frequência, para reduzir o atrito da pele com o tecido.
- Não use produtos à base de álcool para fazer a higienização da pele.
O estresse também pode provocar acne, consulte um especialista para verificar qual é o tratamento indicado pelo seu caso.
Para indicações específicas para o seu caso procure a dermatologista do CENSIE, Dra. Cíntia Nigro, para que sejam realizadas todas as avaliações necessárias. - CRM 17109
Nossos telefones são: (41) 3339-2060 ou WhatsApp: 98823-9854
Kommentare